20 Mar
Ostara - Equinócio de Primavera

Ostara é o festival da Mãe do fogo e da Luz, direção Este onde nasce o Sol. O nome tem origem em Eostre, deusa da fertilidade da mitologia nórdica e germânica. 

Este festival ocorre por volta do 20 de Março no hemisfério Norte. Como nos diz a própria palavra Equinócio, o dia e anoite têm neste momento a mesma duração. Trata-se duma época do ano muito auspiciosa, portanto todas as forças da Natureza se põem em ação para o renascimento da vida. 

Flores em especial as de cor amarela, como giestas e prímulas. As aves migratórias regressam do exílio a que o inverno as obrigou, alegrando os nossos corações com a graça da sua dança pelos céus. 

Podemos assim deslumbrar a nossa vista nas mais belas paisagens que a natureza pinta, abrigando ovinhos das mais deliciosas tonalidades e diferentes tamanhos, que enchem a terra de promessas de abundância e de renovação. 

A vida começa novamente a florescer, tal como na natureza nós também sentimos o mesmo. Renascer, energizados pela luz e pelo calor do sol. Para os nossos antepassados, cuja substância dependia diretamente da generosidade da Mãe Terra e da Mãe Sol, este seria um momento bastante importante para passear pelo campo e fazer um belo piquenique.

Os animais que presentam Ostara são o coelho e a lebre, desde sempre designados como símbolos de fertilidade. Pintar ovos, símbolos dos nossos projetos e intenções é uma atividade obrigatória deste momento. 

Esconder ovos de chocolate no jardim para serem encontrados pelas crianças, incluindo a nossa criança interior, é uma atividade muito apropriada para esta altura do ano. 

Como fazer o altar dedicado a Ostara? 

O altar é um lugar sagrado. Todos deveríamos tem um sítio na nossa casa onde temos o nosso altar. O altar é um lugar seguro, de oração, de proteção e de luz. O altar deve conter os 4 elementos, podes colocar cartas de oráculos, flores, imagens de guias, anjos ou mestres que sigas e também uma vela grande ou várias. Acredito que o altar é criado através do coração e ao te conectares com a energia do mesmo vais conseguir criar o teu próprio altar. 

O que vais precisar? 

1 vela 

Ovos pintados à mão 

Flores apanhadas do campo

Incenso 

Símbolos que representem o coelho 

Faz o altar conectada à tua intenção. É a altura do ano de florescer, de sair da gruta e ir em busca do sol. 

Um feliz equinócio para ti!

Mónica Flor 

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.